Desinformação, deepfake e fake news
Olá a todos!!
Hoje vou falar sobre um conjunto de temas muito associados entre si e todos eles envolvidos no âmbito das noticias falsas e enganosas que muitas das vezes nos aparecem pelas diferentes redes sociais, e onde os utilizadores podem fazer com que a informação errada chegue a mais pessoas através de um simples gosto, comentário ou partilha.
O termo "desinformação" é o ato de desinformar, de informar de forma errada ou enganadora. Tem muitas das vezes como objetivo, influenciar a opinião pública de modo a proteger interesses privados.
Deepfake é uma técnica de síntese de imagens ou sons humanos baseada em técnicas de inteligência artificial. É mais usada para combinar a fala, a qualquer um vídeo já existente (exemplo: combinar um vídeo qualquer de Barack Obama com a fala "O programa Obamacare não foi uma boa ideia"). A técnica mais utilizada para a criação de vídeos falsos é a chamada Rede Generativa Adversarial.
Quanto às Fake news ou em português, noticias falsas, consistem na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão ou principalmente em redes sociais como, o Twitter ou o Facebook. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de se obter ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com títulos exagerados ou evidentemente falsos para chamar a atenção. Acabando assim por serem uma ameaça à democracia apesar de que todos os partidos deviam assumir com clareza o compromisso de não recorrer a campanhas de desinformação.
Espero que tenham gostado, fiquem bem!!
Webgrafia:
- https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/desinforma%C3%A7%C3%A3o - consultado a 02/10/2020
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Desinforma%C3%A7%C3%A3o - consultado a 02/10/2020
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Deepfake - consultado a 02/10/2020
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Not%C3%ADcia_falsa#Impactos - consultado a 02/10/2020
- https://portal.unit.br/blog/noticias/somos-alvos-e-cenario-favoravel-para-a-disseminacao-da-fake-news/ - consultado a 02/10/2020
Comentários
Enviar um comentário